Anarquismo

Anarquismo político

Anarquismo é uma ideologia política que se opõe à todo nível jerarquia e também também domínio, seja ela política, econômica, social ou instrutivo, o Estado, o capitalismo, as instituições religiosas, o racismo e também também o patriarcado. Por canal de uma estudo sátira da governo, o anarquismo pretende superar ordem social onde se faz presente por canal de um projeto construtivo embasado na resguardo da autogestão tendo em vista constituição uma sociedade libertária baseada na coadjuvação e também também na ajuda mútua entre os cidadãos e também também onde estes possam associar-se livremente.
Os ouro se assimilar tais objetivos são motivos debates e também também divergências entre os anarquistas. Segundo discussões estratégicas sobre da organização libertário, das lutas pequeno prazo e também também da violência, estabelecem-se duas correntes do anarquismo: o anarquismo insurrecionário e também também o anarquismo social ou massas. O anarquismo insurrecionário oi que as lutas restringido prazo reformas e também também que os movimentos volume organizados são incompatíveis com o anarquismo, dando ênfase à propaganda pelo ato o principal meio despertar uma rebelião espontânea revolucionária. Já o anarquismo social ou massas enfatiza noção que somente movimentos volume podem ser capazes provocar transformação social desejada pelos anarquistas, e também também que tais movimentos, constituídos frequentemente por lutas reformas e também também questões imediatas, devem narrar com presença dos anarquistas, que devem trabalhar sentido radicalizá-los e também também transformá-los em agentes revolucionários.
Historicamente, o anarquismo é um fenômeno moderno, surgindo na segunda metade do século XIX contexto da Segunda Revolução Industrial, partir da radicalização do mutualismo Pierre-Joseph Proudhon peito da Associação Global dos Equipe (AIT), durante o final da 1860. Entre 1868 e também também 1894, o anarquismo já havia se desenvolvido significativamente e também também também havia sido disperso globalmente, exercendo, até 1949, extensa impacto entre os movimentos operários e também também revolucionários, embora tenha continuado treinar impacto significativa em muitos movimentos sociais do temporada pós-guerra até contemporaneidade, entre fluxos e também também refluxos.